Por se tratar de um material resistente, maleável e de ótima aparência, o Laminado Plástico vem substituindo as placas metálicas na construção de Baús Frigoríficos, proporcionando vantagens principalmente pela sua baixa condutibilidade térmica.

O tradicional Baú Frigorífico metálico, com a tecnologia trazida ao Brasil pelos Norte Americanos, foi uma excelente alternativa para o setor em sua época, e vem sendo utilizada por meio século para o transporte de produtos perecíveis.

Com o avanço da tecnologia, chegou-se ao Laminado Plástico Industrial que proporciona maior eficiência nesta modalidade de transporte, com vantagens em sua construção, manutenção, isolamento térmico, estanqueidade e, sobretudo, no peso final do veículo.

Aplicação do laminado em Baú Frigorífico


 

Baú Frigorífico – Metal

Para a garantia da higiene nos internos dos baús frigoríficos, segundo as normas nacionais os mesmos são obrigados a serem construídos com material plástico. Portanto a prática dos construtores de baús frigoríficos de alumínio, é revesti-los internamente com o Laminado Plástico Industrial, fixando-o nas colunas de sustentação, e injetando o isolante. Não existe uma padronização para a altura dos baús, motivo pelo qual a Vetroresina fornece seus laminados nas mais variadas larguras atendendo e facilitando o trabalho dos construtores.

Baú Frigorífico – Fibra

Com a entrada do baú frigorífico fibra x fibra no mercado os fabricantes tiveram que se adaptar à nova tecnologia de fabricação. O trabalho é realizado em um ambiente mais limpo.

Não são mais necessárias as colunas de sustentação ao longo da base do baú para a fixação de placas. As laterais plásticas são produzidas em mesas horizontais dando origem aos painéis. O sistema é chamado “ sanduíche”, fibra, poliuretano, fibra.


Processo de Fabricação de Painéis Isolantes

Duas chapas de Laminado devem ser cortadas, bem esquadradas na dimensão que se deseja o painel. Estas envolverão o isolante térmico.

O ideal O ideal é utilizar blocos de poliuretano espansos de 0,60m de largura pela altura do baú, a espessura geralmente entre 6 a 10 cm. Durante a colagem devem ser introduzidas tiras de fibra entre os blocos que reforçarão a estrutura do painel. A cola deve ser a base poliuretano, distribuída homogeneamente sobre o plano de trabalho.

O processo de prensagem recomendado é a vácuo, que proporciona uma leve pressão constante ao longo de todo o plano e facilita a penetração da cola. Este processo dispensa rebites. Após os painéis colados, monta-se o baú. Para a perfeita união dos painéis, recomenda-se a utilização de gabarito para garantir o esquadramento do baú.

Baú Carga Geral

A grande inovação do mercado, é a utilização do Laminado Plástico Industrial para a construção dos baús de Carga Geral.

A grande vantagem da utilização do plástico no revestimento externo do Baú é a redução na temperatura interna. Apesar de não ser introduzido nenhum tipo de isolante térmico no processo, o Laminado Plástico por si só possui características físicas que obstruem a condução do calor. Também proporciona uma forte refração da luz solar através de sua superfície lisa, branca e rígida.

A procura deste baú plástico vem aumentando, sobretudo para os transportadores de verduras, pães e outros produtos que necessitam maior estabilidade térmica durante o dia.

 

Veículos de Resgate

A facilidade de manuseio do Laminado Plástico no revestimento de ambulâncias foi o fator decisivo para sua utilização. Aplicando internamente um laminado com baixa espessura, o montador realiza o revestimento das laterais e do teto com uma única peça. Isto favorece o perfeito acabamento da parte interna do veículo, e diminui a presença de emendas evitando a geração de bactérias e sujeiras nos cantos.


É aplicado também em veículos como: bombeiros, guinchos e outros do setor. O Laminado Plástico tem ilimitadas aplicações no setor de transportes. Além das citadas podemos mencionar alguns outros exemplos reais como, ônibus, motor-home, trailers, caminhões de bebidas, de transporte de animais, veículos de aeroportos, aviões embarcações e outros.

 

Escola Móvel


Os laminados plasticos podem ser utilizados em projetos inimagináveis, proporcionando uma estrutura leve, resistente, duravel, com um bom acabamento.

Lancha

Trem

Trailler

Motor Home

Food Truck

 

Veja aplicações em:    COMUNICAÇÃO VISUAL  CONSTRUÇÃO CIVIL

Não foram encontrados itens para esta página.